Avenida Infante D. Henrique,
6200-506 Covilhã, Portugal

Liga-nos
+351 913 610 564

Workshops

// workshops

A XII edição do BeInMed apresenta-te de seguida todos os Workshops que temos preparados para desenvolveres as tuas competências técnicas, científicas, clínicas e soft skills. Os Workshops irão decorrer em formato presencial nos dias 5 e 6 de fevereiro na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Tendo em conta o contexto epidemiológico atual, foi reduzido o número de participantes em cada sessão e delineado um detalhado plano de contingência e desinfeção dos espaços, para garantir a proteção e segurança dos nossos participantes.

5 de Fevereiro

Pilates Clínico

Dra. Ana Rita Cruz

Desenvolver os conhecimentos sobre pilates clínicos na teoria para depois, os conseguir implementar na prática no casos que beneficiam desta intervenção.

Abordagem da Via Aérea

Dra. Rita Borges

Técnicas de abordagem e manuseamento da via área e conhecimentos técnicos gerais que permitam, na prática profissional, escolher os meios e dispositivos mais adequados a cada situação, de forma segura e eficaz.

Ecografia Point-Of-Care

Dr. Eduardo Pereira

Técnicas básicas e conhecimentos necessários para o uso desta modalidade no dia-a-dia de um clínico, de forma prática e em tempo real, utilizando os ecógrafos disponíveis.

Recomendado: Anos Clínicos

Raciocínio Clínico

Dr. António Grilo Novais

Desenvolvimento de competências relativas ao processo de raciocínio clínico, associando uma componente mais prática e dinâmica à resolução de casos clínicos.

Recomendado: Anos Clínicos

Skills de ORL

Dra. Rafaela Teles e Dr. Rui Cerejeira

Principais manobras semiológicas e técnicas de otorrinolaringologia, com momentos dinâmicos de treino das diferentes técnicas usadas tais, como a Otoscopia e Testes de Audição.

Cirurgia Laparoscópica

Dr. Pedro Vaz

Abordagem prática às técnicas cirúrgicas de laparoscopia, recorrendo ao uso de simuladores disponibilizados pelo Laboratório de Gestos Cirúrgicos.

Implantação de Válvulas Cardíacas

Dr. Ricardo Ferreira

Contacto prático com a cirurgia cardíaca, nomeadamente através da prática de técnicas utilizadas na cirurgia de implantação de válvulas cardíacas.

Recomendado: Anos Clínicos

Abordagem ao Doente Queimado

Dr. Gonçalo Tomé

Identificação dos diversos graus de queimaduras, das várias fases de tratamento e das técnicas mais utilizadas no decorrer de todo o processo de abordagem aos doentes queimados. Vem desenvolver as tuas competências neste campo e pô-las em prática.

Toracocentese

Dra. Filipa Fernandes

Desenvolver competências associadas à técnica de Toracocentese, situações nas quais é necessário a sua aplicação, e os principais riscos inerentes a esta técnica.

Traumatologia

Dr. Pedro Lito, Eng. Luís Marques, Dra. Isabel Caballero e Enf. Marcos Gonçalves

Com este workshop pretendemos dar aos participantes competências de atuação em situações de trauma, através da simulação de cenários com feridas, lesões causadas por acidentes ou violência a uma pessoa e da reparação do dano.

Intervenções Pedopsiquiátricas em Situações de Divórcio

Dra. Paula Correia

Dar a conhecer os principais impactos negativos que podem advir da experiência de um processo de divórcio, tanto na dinâmica psicossocial da criança, como no seu desenvolvimento pessoal e quais as principais técnicas utilizadas para mitigar essas repercussões.

Técnicas de Comunicação: Linguagem Corporal

Dra. Maria Barbosa

Neste workshop será abordado o tema da comunicação corporal. Pretende-se transmitir ideias de como lidar e compreender o doente tendo por base a análise da sua linguagem corporal e microexpressões, de forma a promover uma comunicação médico-doente eficaz.

Stop the Bleed

// powered by Fé Médica

Enf. Luis Figueiredo

O olhar sobre as mais valias na atuação precoce e consciente de quem está junto de uma vítima tem vindo a alterar-se à luz dos últimos eventos mundiais de catástrofe e terrorismo, nomeadamente na causa mais comum de morte em trauma: a hemorragia.
Dado que a hemorragia catastrófica não controlada pode matar nos primeiros minutos, saber controlar e aplicar um torniquete tornou-se tão necessário como saber usar um desfibrilador ou um extintor.

Skills de Oftalmologia

Dra. Jeniffer Jesus

Desenvolvimento de conhecimentos e skills inerentes à prática clínica de Oftalmologia, através de uma abordagem geral e prática, com importância independentemente da especialidade.

Talas e Gesso

Dr. Jorge Pon

Demonstração e prática das técnicas de realização dos diferentes tipos de imobilizações, usando talas e gessos.

6 de Fevereiro

Língua Gestual em Contexto Clínico

Dra. Catarina Inês Pinto

Aprender algumas noções básicas de Língua Gestual Portuguesa, tal como cumprimentar, apresentar-se e elaborar algumas questões.

Lesões Desportivas

Dr. Paulo Pinheiro

Desenvolver o conhecimento sobre lesões desportivas e explorar questões relacionadas com o tema de uma forma teórico-prática.

Endoscopia e colonoscopia

Dra. Diana Ramos

Forma interativa de demonstração e explicação dos princípios básicos para a realização de Endoscopias e Colonoscopias, com recurso a simuladores, assim como as vantagens, desvantagens e dificuldades encontradas na realização das mesmas.

Auscultação cardíaca e pulmonar

Dr. João Lopes

Aperfeiçoamento desta componente do exame objetivo, recorrendo a casos clínicos e simuladores, de forma a determinar o achado semiológico em causa através da auscultação.

Recomendado: Anos Pré-Clínicos

Sexualidade em consulta

Dr. Juliana Nunes

Desenvolver competências, de forma prática e interativa, para abordar o tema da sexualidade em contexto clínico, desmistificando o estigma envolvente.

Ecocardiograma em Contexto de Urgência

Dr. Mário Lourenço

Dar a conhecer melhor a anatomia e fisiologia do coração, bem como as técnicas de ecocardiografia mais utilizadas, associando uma componente prática onde podem experimentar manusear a sonda e interpretar imagens de situações patológicas.

Recomendado: Anos Clínicos

Sépsis

Dr. Ricardo Gomes

Membro da Comissão de Internos do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira; Colaborador na Unidade Curricular de Infecciologia.

A Sépsis pode ser uma condição fatal, é por isso de extrema importância que consigamos antecipadamente reconhecer os seus sinais e sintomas. Vem aprender a identificá-los, a aplicar a Via Verde Sépsis e a gestão da terapêutica mais adequada.

Recomendado: Anos Clínicos

O.R. 101

Dr. Reinaldo Almeida

Dar aos participantes uma visão prática e completa do funcionamento de um Bloco Operatório, desde a desinfeção requerida previamente à entrada na sala, passando pelo posicionamento e colocação de material, técnicas de intubação e tipos de anestesia.

ECG 1.01

Dr. André Alexandre

Abordagem às bases da eletrocardiografia, de forma a testar as capacidades de compreender e interpretar um ECG através da resolução de casos clínicos, permitindo o rápido reconhecimento de patologias cardíacas.

Recomendado: Anos Clínicos

Public Speaking

// powered by Speak and Lead

David Mourão

Falar em público pode ser um momento de muita ansiedade e medo para algumas pessoas. Serão abordadas dicas e técnicas úteis para melhorar a comunicação e a capacidade de oratória, assim como estratégias para combater o stress e ansiedade nestes momentos.

Emergências Pulmonares

Dr. José Manuel Paulo Silva e Dra. Sara Braga

Dar a conhecer aos participantes as principais emergências pulmonares que podem surgir tanto em contexto de serviço de urgência, como em internamento e capacitá-los para a sua gestão.

Recomendado: Anos Clínicos

Blocking the Infection

Dr. António Maio

Pretende-se que os participantes ponham em prática protocolos de desinfecção e assepsia, a colocação correta de equipamento de proteção individual, assim como a forma mais segura de entrar em contacto com um doente que se encontre num quarto em isolamento.

911 Newborn

Dra. Cristiana Carvalho e Dra. Joana Mendes

Pretendemos dotar os participantes com capacidade de realizar uma abordagem completa ao recém-nascido, desde casos de parto normal até à identificação de situações graves que podem decorrer de um parto traumático e qual a maneira correta de atuar perante a situação.