Avenida Infante D. Henrique,
6200-506 Covilhã, Portugal

Liga-nos
+351 917 755 760

Sessões Plenárias

painel 1 // da simulação à realidade

17 Janeiro

Gustavo Norte

Crescimento de um jovem médico: missões e INEM

Interno de Formação Específica em Anestesiologia. Médico VMER-HUC, médico Regulador do CODU – INEM, médico Heli 4 – INEM. Secretário da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), Council Trainee Representative, ESA Trainees Committee – European Society of Anaesthesiology (ESA). Board member da Trainees of the European Airway Management Society (EAMS). Scientific Committee Associate Junior Member – Society in Europe for Simulation Applied to Medicine (SESAM).

Lara Martins

Missões: organização e multidisciplinaridade

Licenciatura em Ciências Militares – ramo Administração Naval. Capitão-Tenente da Marinha. Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

Alfonso Del Alamo Gimenez

Emergencias: del enfoque reactivo a la gestión integral de riesgos

Médico especialista em Medicina de Emergência e em Gestão e Administração de Serviços de Saúde, conta com vastos anos de experiência e dedicação numa área onde a capacidade e tempo de resposta são essenciais para o rumo dos acontecimentos. Foi Diretor Geral das Emergências e Proteção Civil da Câmara de Madrid, tendo sido responsável por liderar as operações de emergência e pós-emergência dos atentados terroristas aos comboios suburbanos de Madrid e ao aeroporto de Barajas. Atualmente é Conselheiro de Saúde Comunitária e Conselheiro de Gestão Integral de Risco de Desastres da Comunidade de Madrid.

Pedro Lito

Moderação

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid. Médico especialista em Medicina Interna na Unidade de Cuidados Intensivos do CHUCB. Médico da VMER DO CHUCB. Instrutor de SBV e SAV acreditado pela AHA. Assistente convidado na UBI. Coordenador do núcleo de formação de suporte de vida [email protected]

keynote

17 Janeiro

Miguel Piñon

Viver com o coração!

Licenciado em Medicina pela Universidade de Santiago de Compostela; Especialidade de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de São João do Porto. Pós-graduado em Medicina Molecular. Foi cirurgião cardiotorácico em Zurich antes de retornar a Vigo onde exerce na atualidade. É membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular.

painel 2 // inovar para cuidar

18 Janeiro

Luís Costa

Oncobiologia Translacional

Professor Associado da Faculadde de Medicina de Lisboa. Diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Investigador Principal do IMM. Presidente da ASPIC (Associação Portuguesa de Investigação en Cancro).

Catarina Hadamitzky

Tratamento de edemas no séc. XXI

Médica com Internato de Cirurgia Geral e Vascular (Colónia, Alemanha) e Internato de Cirurgia Plástica (Hannover, Alemanha). Especialista em investigação de soluções cirúrgicas para o linfedema no laboratório de Anatomia Functional da Universidade de Hannover Oberärztin, do subgrupo de microcirurgia na cirurgia plástica de Hildesheim, Alemanha. Consultório especialisado no tratamento cirúrgico de edemas em Hannover. Tem igualmente um consultório especializado no tratamento cirúrgico de edemas na cidade de Hannover.

António Lourenço Marques

Cuidados paliativos: ampliar o alcance

Médico Anestesiologista, com Competência em Medicina Paliativa. Foi diretor do Serviço de Anestesia do Hospital Distrital do Fundão e diretor do Serviço de Medicina Paliativa do Centro Hospitalar Cova da Beira. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

Paula Chaves

Moderação

Doutorada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Assistente Graduado Sénior do Serviço de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Directora do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Coordenadora do Bloco de Anatomia Patológica do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade da Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

mesa dinâmica // cancro, e depois?

18 Janeiro

Emanuel Gouveia

Mestrado Integrado em Medicina (UBI) e Pós-Graduação em Cuidados Paliativos (U. Católica Portuguesa). Atualmente trabalha como Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia Médica de Lisboa.

Carla Andrino

Licenciada em Psicologia Aplicada – esp. Psicologia Clínica, Mestrado em Ciências da Educação – esp. Psicologia da Educação e Doutoramento Interuniversitário Coimbra-Lisboa em Psicologia – esp. Psicologia da Educação. Realizou vários Cursos de Formação Avançada em Psicologia da Educação e Terapias de Terceira Geração (CRIAP). Além da atividade que exerce enquanto psicóloga, é também atriz.

Maria José Tavares

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorada em História e História de Arte pela FCSH-UNL e Professora Catedrática de nomeação definitiva pela Universidade Nova de Lisboa. É também investigadora em História dos Judeus e Cristãos-Novos. Foi professora e reitora da Universidade Aberta.

Rodrigo Vicente

Moderação

Médico Interno de Oncologia Médica no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Formou-se em Medicina com Mestrado Integrado pela FCS-UBI. Atualmente é coordenador do módulo de hemato-oncologia na Ekos – Formar para a especialidade.

painel 3 // desafios do amanhã

19 Janeiro

Carlos Palos

Antibioterapia, resistências e novas metodologias de investigação

Professor Associado da Faculadde de Medicina de Lisboa. Diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Investigador Principal do IMM. Presidente da ASPIC (Associação Portuguesa de Investigação en Cancro).

Lígia Saraiva

Novos fármacos baseados em monóxido de carbono

Chefe do laboratório de investigação sobre os Mecanismos Moleculares da Resistência de Patógeneos. Membro do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do Grupo Doenças Crónicas e Infecciosas da NOVA Saúde da Universidade Nova de Lisboa.

Hugo Cruz

Antibioterapia: da teoria à prática

Médico especialista em Patologia Clínica. Trabalha no serviço de Microbiologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Professor Universitário de Microbiologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

João Correia

Moderação

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo atualmente Diretor de Serviço de Medicina Interna do Hospital Sousa Martins – ULS Guarda e consultor clínico da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, uma das sete unidades-piloto do país. Está também ligado ao ensino no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior.

keynote

19 Janeiro

Nelson Olim

Ir para onde todos fogem!

Cirurgião, formado em Medicina na Universidade de Lisboa. Foi cirurgião de campo na Divisão Internacional da Cruz Vermelha e Coordenador de Trauma na WHO. Atualmente é consultor da WHO Academy com sede em Lyon.

debate // o sns tem futuro?

19 Janeiro

Raquel Duarte

Licenciatura em Medicina, Mestrado e Doutoramento em Saúde Pública, Mestrado em Economia e Gestão de Serviços de Saúde. Pneumologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Jorge Lains

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação. Diretor Clínico da ABPG “Associação Popular de Beneficência de Gouveia” – Clínica de MFR. Diretor de Serviço do Centro de Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais). Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação.

Luís Gonçalves

Médico Patologista. Presidente da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telessaúde (SITT). Coordenador do Grupo de Trabalho de Telemedicina da SPMS.

Rosário Lira

Moderação

Jornalista e Advogada. Licenciatura em Direito, Mestrado em Direito das Empresas. Quadro Superior RTP. Apresenta os programas Conversa Capital (Antena 1), Jornal de Negócios e Decisão Nacional (RTP Internacional).