Avenida Infante D. Henrique,
6200-506 Covilhã, Portugal

Liga-nos
+351 913 610 564

Sessões Plenárias

Sessões Plenárias

A Sessão Plenária “Inside The Mind” objetiva a exploração da Doença Degenerativa em três diferentes perspetivas: a biológica, a do cuidador e a psicológica do próprio doente. Através desta abordagem pretende-se evidenciar o papel preponderante de uma abordagem multidisciplinar no cuidado do doente com Doença degenerativa.

Doença Neurodegenerativa: Perspetiva do Cuidador
Prof. Dr. Carlos Sequeira

Pós-Doutorado em Saúde Mental Positiva e doutor em Ciências de Enfermagem e Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)

Doença Neurodegenerativa
Prof. Dr. Bruno Miranda

Doutorado em Neurociências pela Universidade de Lisboa. Médico Neurologista, tendo como principal área de investigação clínica a Neurofisiologia, particularmente nas Doenças Neurodegenerativas e Cerebrovasculares.

Doença Neurodegenerativa: Impacto Psicológico no Doente
Prof.ª Drª. Maria Luísa Figueira

Professora Catedrática Jubilada de Psiquiatria e Saúde Mental, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também realizou o seu Doutoramento. Foi diretora do Serviço de Psiquiatria do CHLN.

Da peste negra à Covid-19, dos primeiros casos de HIV em Portugal aos problemas atuais do vírus Influenza. Na sessão “Hosting The Pathogen” será feita uma reflexão dos principais modelos de saúde pública utilizados e também dos avanços na infeciologia ao longo da história da humanidade.

HIV: Do 1º caso à Atualidade
Prof. Dr. Fernando Maltez

Professor e investigador do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral e Coordenador da Infeção por VIH/SIDA do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).

A Evolução da Gestão das Pandemias
Prof. Dr. Ricardo Mexia

Médico de Saúde Pública e Epidemiologista. Integra atualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. É Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e Vice-Presidente da Secção de Controlo de Doença Transmissível da Federação Europeia de Saúde Pública.

Os Desafios do Influenza na Saúde Pública
Dr. Filipe Froes

Assistente Hospitalar Graduado de Pneumologia e Medicina Intensiva. Doutorado em Saúde Pública pela ENSP. Membro do Conselho Nacional de Saúde Pública e perito da Comissão Técnica Nacional de Vacinação. É também membro da Task-Force para a infeção por novo Coronavírus e Coordenador do Gabinete de Crise da OM para a COVID-19.

A Sessão Plenária “Exploring The Rare” pretende abordar algumas doenças raras, cujo conhecimento e divulgação é ainda limitado. Ao abordar a sua prevalência na população, quais os métodos de diagnóstico, principais tratamentos e o seu impacto na vida dos doentes, pretendemos que as Doenças de Fabry, de Gaucher e de Pompe se tornem mais familiares para todos.

Doença de Fabry
Prof. Dr. Luís Brito Avô

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É o atual Coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, é professor auxiliar de Clínica Médica no Hospital de Stª Maria e revisor da Acta Médica Portuguesa e da Revista de Medicina Interna da Sociedade Portuguesa dessa mesma área.

Doença de Gaucher
Drª. Lúcia Lacerda

Licenciada em Bioquímica e Doutorada em Ciências Biomédicas, com especialidade em Genética Humana, pelo ICBAS, exerce funções de geneticista laboratorial, no Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães. Responsável pelo diagnóstico bioquímico e molecular de doenças hereditárias do metabolismo, tendo um domínio de especialização em doenças lisossomais.

Doença de Pompe
Drª. Maria José Guimarães

Médica especialista em Pneumologia e Medicina do Sono, é atualmente Coordenadora do Serviço de Pneumologia do Hospital da Luz Guimarães e responsável pelos laboratórios de Sono e função respiratória do mesmo Hospital. Investigadora no projecto DIPPEr – Diafragma Paralisis in Pompe Investigation.

A Sessão Plenária “Exploring The Rare” pretende abordar algumas doenças raras, cujo conhecimento e divulgação é ainda limitado. Ao abordar a sua prevalência na população, quais os métodos de diagnóstico, principais tratamentos e o seu impacto na vida dos doentes, pretendemos que as Doenças de Fabry, de Gaucher e de Pompe se tornem mais familiares para todos.

Facial Transplantation in Burned Patients
MD, PhD Juan Pere Barret

Specialist in Plastic, Aesthetic and Reconstructive Surgery. Head of Department and Professor of Surgery; Department of Plastic Surgery and Burns; Director, Face and Hand Transplantation Program; Director, Vall d'Hebron Initiative for Regenerative Medicine; Associate Editor BURNS; Associate Editor IJS. In 2010 he was responsible for the first full face transplant in the world.

Infertility and Uterus Transplantation
MD, PhD Liza Johannesson

MD, PhD, Liza Johannesson is the Medical Director of Uterus Transplant Program at Baylor University Medical Center in Dallas, Texas. She is the President of the U.S. Uterus Transplant Consortium (USUTC) and serves on the Vascularized Composite Allograft Transplantation Committee for the United Network for Organ Sharing - (UNOS – OPTN). She specializes in Obstetrics and Gynecology with a special interest in gynecologic oncology and transplantation. She started researching Uterus Transplantation in 2009, and was a pivotal part of the world-pioneering first Clinical Human Trial of Uterus Transplantation that started in Sweden 2012 which so far resulted in 9 live births.

3D Printed Organs and Robotic Transplantation
MD, PhD Nizam Mamode

Professor of Transplant Surgery at Guys Hospital in London, member of Council of the British Transplant Society. He introduced laparoscopic donor nephrectomy and antibody incompatible transplantation into the unit. He also performed the first robotic donor nephrectomy in the UK, and the first robotic transplant in the UK. He has contributed to over 70 publications, including the Lancet and American Journal of Transplantation.