Avenida Infante D. Henrique,
6200-506 Covilhã, Portugal

Liga-nos
+351 917 755 760

O poder da comunicação com o idoso

De acordo com a OMS, o envelhecimento, a nível biológico, é associado a uma grande variedade de danos moleculares e celulares, o que leva a um aumento do declínio geral nas capacidades do indivíduo. No entanto, também incluem mudanças nos papéis e posições sociais, bem como a necessidade de lidar com perdas de relações próximas. Em que medida a arte da comunicação poderá ajudar o idoso? Que aspetos são mais relevantes para ter em consideração no início da comunicação? Em que medida podemos adaptar a postura e a comunicação verbal e não verbal à vulnerabilidade de um idoso?

Oradores

Maria Miguel Barbosa

Doutoranda com bolsa da FCT – tema da Atenção Centrada na pessoa na prestação de cuidados. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade da Beira Interior. Pós-graduada em neuropsicologia clínica e pós-graduada em gestão de equipas de cuidadores de idosos. Coach de desenvolvimento pessoal (European Association of Peak Performance Trainers). Practitioner em Programação Neuro Linguística (International Trainers Academy). Facilitadora de sessões de riso (The Doctor Kataria School of Laughter Yoga). Consultora de comunicação em organizações de saúde. Investigadora e colaboradora em diversos projetos científicos na área da comunicação.

Ana Paula Amaral

Doutoranda em Neuropsicologia (Bolsa FCT) – Universidade de Coimbra, CINNEIC, CICS. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colaboração em Investigações no mbito de Doenças Neuodegenerativas: ICON-CICS. Pós-graduação em Neuropsicologia. Pós-graduação em Gestão de Cuidadores de Idosos.