Avenida Infante D. Henrique,
6200-506 Covilhã, Portugal

Liga-nos
+351 913 610 564

Keynote Lectures

Keynote Lectures

The Humanitarian Dilemma

Drª. Natalie Roberts

Dra. Natalie Roberts é Diretora de Estudos do CRASH, Unidade de Reflexão do “Médicos Sem Fronteiras” de Paris. Médica especialista em cirurgia e medicina de emergência no Reino Unido, antes de se juntar aos MSF e participar no terreno em respostas a emergências médico-humanitárias, incluindo na Síria, Yemen, CAR, Etiópia, Filipinas, Paquistão e Ucrânia Oriental. Foi a Coordenadora dos Programas de Emergências dos MSF França entre 2016 e 2019. Estudou Medicina na Universidade de Cambridge e na Imperial College London, sendo detentora de um diploma em Medicina Tropical pela Liverpool School of Tropical Medicine e um mestrado em Economia Política da violência, conflitos e desenvolvimento.
Sempre te questionaste como será a Medicina em contexto de catástrofes naturais ou conflitos civis? Com a keynote ‘The Humanitarian Dilemma’ e com o testemunho da Dra Natalie Roberts pretendemos fazer-te refletir na forma como a ação médica e o papel de organizações não Governamentais como os ‘Médicos Sem fronteiras’ podem ajudar a melhorar a saúde dessas populações!

Recipe for Excellence

Drª. Elvira Fortunato

Professora catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da FCT da Universidade NOVA de Lisboa e Coordenadora da Área de Investigação. É ainda Fellow da Academia Portuguesa de Engenharia desde 2009 e foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2010.
Com mais de 500 publicações científicas, Elvira Fortunato foi pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, particularmente sobre transístores de filme finos. Recebeu, nos últimos 10 anos, mais de 18 prémios e distinções internacionais, nomeadamente, o Prémio Europeu de Inovação da Mulher em 2011.
Nesta sessão, pretendemos dar-te a conhecer um exemplo português de uma carreira de sucesso dedicada à Investigação e à Ciência, reconhecida nacional e internacionalmente.

Overcoming the Challenge

Drª. Shawna Pandya

Cientista e candidata a astronauta com o Projeto PoSSUM. É ainda Médica, Aquanauta, Oradora, Lutadora Marcial, Mergulhadora avançada, Paraquedista e piloto em treino.
Diretora do Instituto Internacional de Ciências Astronáuticas IIAS/PoSSUM Space Medicine Group, Instrutora Chefe do curso Operacional de Medicina Espacial, Diretora de Estratégias Diretivas para o PoSSUM13. Detém ainda graus académicos em Neurociências, Ciências do Espaço, Medicina e tem ainda uma certificação em empreendedorismo. Atualmente está a completar uma graduação em Medicina em contexto de condições extremas pela Academy of Wilderness Medicine.
Resiliência, motivação e superação são os temas principais desta Keynote Lecture! Deixa-te fascinar pela diversidade de experiências e pelo impressionante currículo da Dra. Shawna. Mostra a ti próprio que também és capaz!

Centenarians: The New Normal

MD MSc Sofiya Milman

Sofiya Milman é Médica Internista pela Albert Einstein College of Medicine em NY. É também mestre com distinção em Métodos de Pesquisa Clínica e professora catedrática de Endocrinologia, Geriatria e Genética na Albert Einstein College of Medicine. Entre 2011 e 2013, recebeu uma bolsa de investigação para estudar Biologia do Envelhecimento e desde 2016 dirige o projeto ‘Human Longevity Studies’ do Institute for Aging Research. Em 2017, um dos seus posters científicos foi distinguido com o 1º prémio pela Academia Americana de Endocrinologistas Clínicos e nesse ano foi também distinguida com o Prémio ‘Resnick Center Emerging Scholars in Aging’. É desde 2018 revisora editorial da revista Nature Medicine.

Como sabes, a esperança média de vida tem vindo a aumentar nas últimas décadas, não só em Portugal, como um pouco por todo o globo! Contudo, algumas morbilidades vão surgindo e, apesar dos avanços da Medicina, nem todas estão a ser prevenidas atempadamente. Mas todos conhecemos algumas exceções: aqueles que ultrapassaram o marco dos 100 anos! Terão eles tido uma vida mais tranquila e saudável? Será uma questão de genética? Terão praticado mais atividade física? Se estas questões te incitam curiosidade e queres saber mais sobre o tema da longevidade, não podes perder esta Keynote Lecture!

Towards the Control of Hepatitis C and COVID-19

Dr. Michael Houghton

Dr. Michael Houghton é um cientista, virologista e bioquímico britânico. Em 1977, graduou-se no King’s College de Londres com um doutoramento em Bioquímica e em 1989, descobriu, pela primeira vez, o Vírus da Hepatite C, juntamente com Qui-Lim Choo, George Kuo e Daniel W. Bradley. O seu papel na investigação deste vírus levou ao desenvolvimento de testes de detecção do vírus da hepatite C (HCV) no sangue, permitindo eliminar virtualmente o risco de contaminação nas doações de sangue. Em 2020, recebeu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, juntamente com Harvey J. Alter e Charles M. Rice, pelo seu contributo decisivo na identificação e eliminação do vírus da Hepatite C.